PORTAL CATÓLICO: NOVENA DE NATAL 2

NOVENA DE NATAL 2

1ª Dia

Dirigente: Irmãos e irmãs, com alegria iniciamos o primeiro dia de nossa novena de Natal. Nesses nove encontros queremos fazer um caminho que nos ajude a conhecer Jesus mais de perto para podermos, juntos, celebrar melhor o seu Natal.  Advento é tempo de espera de Jesus, que vem habitar no meio de nós. Buscaremos nos preparar para celebrar o seu nascimento, sabendo de antemão que Ele já vai se fazendo presente no meio de nós à medida que nos abrimos ao seu amor e nos comprometemos em amar e respeitar nossos irmãos e irmãs.
Todos: Obrigado, Senhor, pela vida de todos os que participam desta novena. Iluminai todas as nossas famílias para que, no amor e na solidariedade, vivamos o verdadeiro Natal.
 Leitura bíblia (Jo 3:16- 21)
Reflexão: Advento é tempo de preparação para acolher Jesus, que vem a nós no Natal. Queremos atender ao apelo de João Batista, o precursor de Jesus, que diz: Preparem o caminho do Senhor (Mc 1,3). Ele vem ao mundo como luz para iluminar todos os que se abrem à sua graça.  A luz veio ao mundo, mas os homens preferiram as trevas à luz. Infelizmente, muitas pessoas, ainda hoje, não acolhem a Boa-Nova e se fecham em si mesmas, preferindo as trevas à luz. Esse fechamento, fruto do egoísmo, gera uma série de conseqüências negativas. Advento é tempo de conversão. Converter-se é mudar de vida, é passar das trevas à luz.  De fato, a primeira epístola de São João afirma: quem diz que está na luz mas odeia seu irmão continua em trevas. Quem ama seu irmão permanece na luz e não tropeça. Quem odeia seu irmão está em trevas e não sabe aonde vai, pois a escuridão lhe cega os olhos. (1Jo 2,9-11).  Somente o caminho do amor, do perdão e da solidariedade, proposto por Jesus, nos leva à verdadeira vida.  Deus não envia seu filho Jesus para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele. Ele quer salvar e dar vida a cada um de nós.  Jesus não vem para condenar, mas para salvar porque Ele é amor.
PRECES (faça o seu pedido)
1. Nas nossas famílias.
T: Vem Senhor Jesus, vem derramar o seu amor!
2. Nas pessoas que sentem solidão.
T: Vem, Senhor Jesus,m vem derramar o seu amor!
3. Nos sofredores, vitimas das injustiças.
T: Vem, Senhor Jesus, vem derramar o seu amor!
4. Nos que esperam libertação.
T: Vem, Senhor Jesus, vem derramar o seu amor!
5. Nas pessoas que perdem o sentido da vida.
T: Vem, Senhor Jesus, vem derramar o seu amor!
Oração: Ó Pai, que enviastes vosso Filho único não para condenar, mas para salvar o mundo por amor, abri o nosso coração, para que possamos acolher o dom da sua presença. Que este caminho, rumo ao Natal, seja um tempo de conversão, de abertura à vossa Palavra e de reconciliação com os nossos irmãos e irmãs de caminhada. Por Cristo, nosso Senhor.
Amém.

2ª Dia

Dirigente: Neste segundo dia de nossa novena, queremos ter presente que Jesus, que vem no Natal, é a sabedoria encarnada do Pai. O fruto da sabedoria é o anúncio do Reino que se torna visível por meio de suas palavras e ações.
Todos: Ó SABEDORIA, que saíste da boca do Altíssimo, e atingis até os confins de todo o universo e com força e suavidade governais o mundo inteiro: Ó, vinde ensinar-nos o caminho da prudência! Eu celebro o Senhor de todo o coração Na companhia dos retos, no conselho. São grandes as obras do Senhor, Dignas de estudo para que as ama. Salmo 111(110),
Acolher a Palavra Leitura Bíblica Livro da Sabedoria 6:12- 20
Reflexão:  O Livro da Sabedoria tem como primeiro destinatário os governantes e mostra que os que se deixam guiar pelo espírito de deus agem com justiça e realizam grandes obras em favor do povo. Não só os governantes, mas também nós somos chamados a amar a sabedoria e a deixar-nos conduzir por ela para construirmos uma sociedade solidária.  Em sentido pleno só Deus pode ser chamado de sábio. A história da salvação, que tem o seu ápice em Jesus, mostra que Deus é sábio em seus projetos porque tudo o que faz é em vista da vida do ser humano. Nós só podemos adquirir a sabedoria como dom de Deus e é em Jesus que a sabedoria se manifesta plenamente. São Paulo chama Jesus de sabedoria de Deus(Cl 2,3). Jesus expressa a sabedoria por meio de obras que transmitem amor, perdão e partilha, especialmente em favor dos mais necessitados. Celebrar o Natal de Jesus é celebrar a chegada dAquele que encarna a sabedoria de Deus e que a expressa em gestos concretos. Seremos sábios à medida que nos deixarmos guiar por Ele, vivendo em nosso cotidiano o mandamento do amor.
 PRECES (faça oseu pedido)
1. Pelos governantes, para que ajam sabiamente, pensando no bem de todas as pessoas e não em seus próprios interesses. Rezemos.
T.: Jesus, dá-nos o dom da sabedoria.
2. Pelas pessoas que reivindicam melhores condições de vida, para que se disponham em se organizar para lutar por seus direito, rezemos.
T: Jesus, dá-nos o dom da sabedoria.
3. Por todos os que celebram a novena de Natal, para que saibamos aproveitar este tempo forte de Advento para nos aproximarmos ainda mais de Jesus. Rezemos.
T: Jesus, dá-nos o dom da sabedoria.
4. Para que, a exemplo de Jesus, coloquemos nossa vida a serviço de nossos irmãos e irmãs. Rezemos.
T: Jesus, dá-nos o dom da sabedoria.
Oração Ó Pai querido, vós manifestais vossa bondade de muitas formas, de modo especial, enviando-nos Jesus para nos apontar o caminho da vida. Derramai sobre nós, neste tempo de preparação para a celebração do Natal, o espírito de sabedoria, para compreendermos mais profundamente o ministério da encarnação e sua implicação em nossa vida. Por Cristo, Senhor nosso.
Amém.

3ª Dia

Dirigente: Irmãos e irmãs, neste terceiro dia de nossa novena de preparação para o Natal, refletiremos que Jesus é o Adonai - que significa meu Senhor - que pelo ministério da encarnação, conhece de perto o sofrimento do povo e dá a vida para libertá- lo.
Todos: Ó ADONAI, guia da casa de Israel, que aparecestes a Moisés na sarça ardente e lhe destes vossa lei sobre o Sinai: Vinde salvar-nos com seu braço poderoso.   o Senhor é amor e fidelidade! A casa de Israel confia no Senhor: Ele é seu auxílio e seu escudo! OS que temem o Senhor confiam no Senhor: Ele é o seu auxílio e seu escudo! SALMO 115 (113b)  
Leitura Bíblica (Livro de êxodos 3, 1- 10).
Reflexão: Deus chama Moisés para tirar o seu povo da escravidão, no Egito, e conduzi-lo a uma terra de fartura, onde encontrará pão, liberdade e vida.  Deus liberta o seu povo porque o ama e deseja a sua felicidade.  No início do chamado de Moisés está uma profunda experiência de Deus. A sarça não se consome significa que Deus está presente continuamente na história, manifestando-se nos fatos simples da vida. Para Moisés, ele se manifesta no momento em que estava levando o rebanho para pastar. É na atividade do dia-a-dia que Moisés faz a experiência de Deus. É em momentos simples de nosso cotidiano que Deus também quer se revelar a nós.  Cerca de 1.250 anos antes do nascimento de Jesus, Deus se revela a Moisés como aquele que vê a opressão do povo, ouve suas queixas e conhece os seus sofrimentos. Por isso, chama Moisés para conduzir a multidão à terra prometida, onde encontrará vida nova.  A missão de Jesus, que vem no Natal, é esta também. Ele é o Adonai, o Senhor, que entrega a sua vida por amor e aponta o caminho da justiça e da paz.  Jesus é o novo Moisés que, concretamente na história, vê a opressão do seu povo, conhece de perto os seus sofrimentos e dá sua vida para liberta-lo. A nossa preparação para acolher Jesus no Natal exige também de nós atitudes concretas em favor de nossos irmãos e irmãs, especialmente daqueles que mais sofrem. Deus continua a ver a opressão do seu povo. Cabe a cada um de nós iluminados pelo espírito de Jesus, nos sensibilizarmos com as situações de sofrimento e sermos sinais de sua presença na história.
Preces
1. Pelos doentes, para que encontrem em Jesus a força para superar o sofrimento. Rezemos
T: Senhor, liberta-nos de nossas angústias.
2. Pelos desempregados, para que não desanimem na busca de trabalho e encontrem solidariedade na sociedade. Rezemos.
T: Senhor, liberta-nos de nossas angústias.
3. Pelas vítimas da violência, para que superem os traumas e vivam em paz, rezemos.
T: Senhor, liberta-nos de nossas angústias.
4. Pelos que sofrem todo tipo de injustiça, pra que sejam respeitados em seus direitos, rezemos.
T: Senhor, liberta-nos de nossas angústias.
Oração. Ó Deus, nós vos louvamos e agradecemos pela nossa vida. Vós que enviastes vosso Filho único para salvar-nos, ajudai-nos, neste tempo de preparação para a celebração do Natal, e abrir-nos o coração para acolher a Boa-nova que Jesus vem nos trazer, a fim de construirmos o Reino de justiça e paz. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho, na unidade do Espírito Santo.
Amém.

4ª Dia

Dirigente: Irmãos e Irmãs, ao celebrarmos o nosso quarto dia da novena de Natal, aumenta em nós a expectativa da chegada de Jesus. É nele que se realiza todas as promessas do Antigo Testamento. É ele o portador da mensagem de paz e libertação.
Todos: Ó RAIZ DE JESSÉ, ó estandarte levantado em sinal para as nações! Ante vós se calarão os reis da terra e as nações implorarão misericórdia: Vinde salvar-nos! Libertai-nos sem demora!
Cântico do dia: Meu refúgio, minha fortaleza, meu Deus, eu confio em ti. Ele livrará você do laço do caçador, E da peste destruidora. Ele o cobrirá com suas penas, E debaixo de suas asas se refugiará. Refrão: Meu refúgio, minha fortaleza, meu Deus, eu confio em ti Você não temerá o terror da noite, Nem a flecha que voa de dia, Nem a epidemia que caminha nas trevas, Nem a peste que devasta ao meio-dia. Caiam mil ao seu lado e dez mil à sua direita, A você nada atingirá. Refrão: Meu refúgio, minha fortaleza, meu Deus, eu confio em ti! Salmo 91 (90)
Acolhida da palavra  Leitura Bíblica (Isaías 11,1-5)
Reflexão: O livro do profeta Isaías corresponde aos anos 740 a 698 antes do nascimento de Jesus. O povo vivia um momento histórico difícil, marcado pelo domínio do império assírio que gerava injustiça e escravidão. As esperanças de um tempo novo são projetadas, pelo profeta, para o reinado de Ezequias, o rebento de Jessé.  Isaías é chamado a profetizar e a anunciar que Deus não quer escravos, mas que todas as pessoas vivam na liberdade de filhos.  A missão do profeta é recordar a aliança que Deus fez com o seu povo e denunciar todos os mecanismos, criados pelos homens, que tentam destruir essa aliança. A palavra do profeta Isaías, que é dirigida ao povo num tempo de forte crise política, social, econômica e religiosa abre- se,à luz da fé, à esperança de um futuro glorioso. Hoje também, por pior que seja a situação em que vivemos, não podemos jamais perder a esperança. A fé no Deus da vida, de que Ele está conosco, é a força que temos para enfrentar nossos problemas e vence-los.  Jesus, que vem no Natal, é a nova e eterna aliança que Deus faz conosco. Ele é o novo rebento de Jessé? que vem nos trazer a Boa-nova? da salvação e nos indicar o caminho da justiça e da paz.  Em Jesus pousa o espírito do Senhor, espírito de sensatez e inteligência, o espírito de força e prudência. Ele é o caminho, a verdade e a vida!
Preces. (Incluir seu pedido)
1. Da falta de esperança.
T: Livra-nos Senhor.
2. Da violência
3. Do egoísmo.
4. Da omissão em fazer o bem.
5.Da desunião.
6. De todo o tipo de discriminação.
Oraçã:  Ó Deus, fonte de amor, vós que caminhais conosco na preparação do Natal do vosso Filho, alimentai em nós a esperança, afim de que, superando nossas dificuldades, cresçamos nas virtudes que geram relações fraternas. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
 Amém.

5ª Dia

Dirigente: A proximidade do Natal faz aumentar em nós a esperança de vida nova que Jesus vem nos trazer. Ele é a chave que abre para nós a porta que dá acesso ao Reino de amor, justiça e paz.
Todos: Ó CHAVE DE DAVI, Cetro da casa de Israel, que abris e ninguém fecha, que fechais e ninguém abre: “Vinde logo e libertai o homem prisioneiro, que, nas trevas e na sombra da morte, está sentado.
Cântico: SALMO 34(33), 2-11 Vou bendizer o Senhor o tempo todo, Seu louvor estará sempre em minha boca. Eu me orgulho por causa do Senhor; Que os pobres ouçam e fiquem alegres. O Senhor é grande! Juntos exaltemos o seu nome.
Acolhida da Palavra Leitura bíblica (Isaías 22:22-25)
Reflexão: O texto que acabamos de ler, do tempo do profeta Isaías, fala da espera de uma era messiânica. O povo aguardava ansiosamente a chegada de um governante que o libertasse da opressão. A chave é o símbolo do poder e o prego, que é a estaca que segura a tenda à terra firme, é símbolo de segurança.  Todos os povos esperam governantes que ajam com responsabilidade, abram as portas da justiça e lhes dê segurança. No entanto, na leitura que ouvimos, o governante aproveitou-se do cargo e não fez nada para o povo. O escolhido não suportou o peso da missão e cedeu por sua culpa e por seu abuso interesseiro. As grandes promessas não se cumpriram e ficaram disponíveis para um futuro servo. O povo se frustra quando as promessas de melhoria de vida não são cumpridas. O Novo Testamento converge todas as expectativas de uma nova era de justiça e paz em Jesus. Jesus não vem ao mundo como governante, no sentido como entendemos hoje, ma aponta caminhos, com sua mensagem de amor, perdão e partilha, que conduzem à construção de uma sociedade fraterna. Jesus é o Messias, o ungido de Deus, que não só fala de amor, mas nos dá o exemplo, colocando sua vida a serviço de todos. Ele é a chave que abre a porta de acesso a Deus Pai e nos conduz no caminho da vida.
Preces (incluir seu pedido)
1. Jesus, tu que és a verdade que liberta, ajuda-nos a vencer as mentiras que o mundo cria e que nos afasta de vós.
T: Vem, Senhor, vem libertar-nos de todas as prisões.
2. Jesus, tu qu e és mor, ajuda-nos a superar o ódio que gera violência e dor.
T: Vem, Senhor, vem libertar-nos de todas as prisões.
3. Jesus, tu és compassivo, abre o nosso coração para acolher as pessoas que sofrem.
T: Vem, Senhor, vem libertar-nos de todas as prisões.
4. Jesus, tu que és perdão, tem piedade de nossos erros.
T: Vem, Senhor, vem libertar-nos de todas as prisões.
5. Jesus, tu que és a fonte de água viva, sacia nossa sede de fé e de amor.
T: Vem, Senhor, vem libertar-nos de todas as prisões.
Oração: Ó Deus de amor e bondade, que enviastes vosso Filho Jesus para nos libertar de todas as prisões, fazei que a celebração do Natal que se aproxima seja para nós um tempo de graça e de reconciliação. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
 Amém.

6ª Dia

Hoje traze-Me as almas mansas e humildes, assim como as almas das criancinhas e mergulha-as na Minha misericórdia. Essas almas são as mais semelhantes ao meu Coração. Elas Me confortaram na amarga Paixão da minha agonia. Eu as vi quais anjos terrestres que futuramente iriam velar junto aos meus altares. Sobre elas derramo torrentes de graças. Sáo a alma humilde é capaz de aceitar a Minha Graça. Às almas humildes favoreço com a minha confiança. Misericordiosíssimo Jesus, que dissestes: "Aprendei de Mim que sou manso e humilde de coração", aceitai na mansão do vosso compassivo Coração as almas mansas e humildes e as almas das criancinhas. Estas almas encantam o Céu todo e são a especial predileção do Pai Celestial, são como um ramalhete diante do trono de Deus, com cujo perfume o próprio Deus se deleita. Estas almas têm a mansão permanente no Coração compassivo de Jesus e cantam sem cessar um hino de amor e misericórdia pelos séculos. Eterno Pai, olhai com Misericórdia para as almas mansas e humildes e para as almas das criancinhas, que estão encerradas na mansão compassiva do Coração de Jesus. Estas almas são as mais semelhantes a vosso Filho; o perfume destas almas eleva-se da Terra e alcança o vosso trono. Pai de Misericórdia e de toda bondade, suplico-Vos pelo amor e predileção que tendes para com estas almas, abençoai o mundo todo, para que todas as almas cantem juntamente a glória à vossa Misericórdia, por toda a eternidade. Amém.

7ª Dia

Dirigente:  O Natal se aproxima e aumenta a nossa alegria de podermos celebrar juntos o nascimento de Jesus. Ele vem anunciar o Reino de deus, cuja lei é o amor que gera relações fraternas.
Todos: Ó REI DAS NAÇÕES, desejado dos povos: Ó Pedra angular, que os opostos unis: Ó vinde e salvai este homem tão frágil, que um dia criastes do barro da terra. 
Cântico: SALMO 90 (89),  Senhor, foste o nosso refúgio De geração em geração. Antes que os montes nascessem E a terra e o mundo fossem gerados, Desde sempre e para sempre tu és Deus.
Acolhida da palavra Leitura bíblica ( Gênesis 2,4b-7)
Reflexão.  O livro de Gênesis apresenta a humanidade como o centro da criação. Deus criou o homem e a mulher à sua imagem e semelhança e colocou-os no mundo para procriarem e usufruírem de todos os recursos da natureza.  O mundo é obra das mãos de Deus. Tudo o que Ele fez é bom! O ser humano, porém, não se contentou em usufruir das belezas da criação. No seu coração entrou a auto-suficiência, ou seja, o desejo de viver por conta própria, independente do Criador. O afastamento de Deus, e de seu amor, gerou relações humanas marcadas pelo egoísmo e pela exploração. Quando o ser humano se afasta do Deus da vida, e se esquece de que é um ser frágil e mortal, torna-se um perigo para ele mesmo e para o seu próximo. Jesus, o Filho de Deus, é o centro da história da salvação. Ele vem revelar a face do Deus verdadeiro e apontar ao homem e á mulher o caminho que conduz à vida. Por meio de suas palavras e ações, mostra que o único caminho para conquistar qualidade de vida satisfatória é a do amor, do perdão e da partilha.  Jesus é o rei das nações que vem para instaurar o reino de amor e serviço. Ele vem para valorizar a vida de cada pessoa e resgatar a sua dignidade de filho de Deus.
Preces (incluir também o seu pedido)
1. Por todos os que se dedicam à evangelização.
Todos: Vem, Senhor Jesus, vem em nosso auxílio!
2. Pelas pessoas que assumem trabalhos na comunidade.
Todos: Vem, Senhor Jesus, vem em nosso auxílio!
3. Por todos os que promovem a paz.
Todos: Vem, Senhor Jesus, vem em nosso auxílio!
4. Pelos que se doam aos mais necessitados.
Todos: Vem, Senhor Jesus, vem em nosso auxílio!
5. Pelos que lutam pela justiça.
Todos: Vem, Senhor Jesus, vem em nosso auxílio!
6. Por todos os que se preparam para celebrar o Natal.
Todos: Vem, Senhor Jesus, vem em nosso auxílio!
Oração:. Ó Deus, nós vos louvamos e agradecemos a obra da criação. Que este tempo de preparação para a chegada de vosso Filho, aumente em nós o amor e o respeito ao nosso próximo e às maravilhas da natureza criadas pelas vossas mãos. Por Cristo, nosso Senhor.
Amém

8ª Dia

Dirigente: Hoje celebramos o penúltimo dia de nossa novena de Natal. Jesus se aproxima de nós como o Emanuel, o Deus-conosco. Com alegria, e juntos com Maria, sua e nossa mãe, aguardamos a sua chegada na certeza de que a mensagem que nos traz é de amor e paz.
TODOS: Ó EMANUEL, Deus- conosco, nosso Rei Legislador, Esperança das nações e dos povos Salvaor: Vinde enfim para salvar-nos, ó Senhor e nosso Deus!
Cântico evangélico: Magnificat Minha alma proclama a grandeza do Senhor, Meu espírito se alegra em Deus meu Salvador, Porque olhou para a humildade de sua serva. Doravante todas as gerações me felicitarão, Porque o Todo-poderoso realizou grandes obras em meu favor.
Acolhida da Palavra Leitura bíblica (Isaías 7,13-17)
Reflexão: O trecho do livro do profeta Isaías que acabamos de ouvir refere-se ao período em que o rei Acaz, descendente do rei Davi, governava Judá. O território de Judá estava para ser atacado e a dinastia davídica ameaçada. Por meio do profeta Isaías, Deus lhe garante proteção. Todos: O profeta ajuda o povo a colocar fé no Deus da aliança e a vencer todo tipo de medo.  O menino de que fala o profeta Isaías é Ezequias, o Emanuel, que terá por missão assegurar a continuidade da dinastia. Nele Judá depositou a esperança de um tempo novo de justiça e paz. Todos: Na historia da salvação há muitos homens e mulheres que, por amarem a Deus e obedecerem à sua palavra, tornaram-se guias do povo, conduzindo-os no caminho do bem. Para o Novo Testamento Jesus é o novo Emanuel, o Deus-conosco. Ele, que foi ansiosamente esperado, vem para libertar o povo das trevas da escravidão do pecado com o anúncio do Reino. Ele vem morar no meio do povo graças ao sim de Maria, a cheia de graça.
 Preces (incluir também o seu pedido)
1. Pelos que passam fome, rezemos:
Todos: Vem, Senhor, vem caminhar conosco!
2. Pelos jovens que se perdem nas drogas, rezemos:
Todos: Vem, Senhor, vem caminhar conosco!
3. Pelos menores abandonas, rezemos.
Todos: Vem, Senhor, vem caminhar conosco!
4. Pelas vítimas da violência, rezemos:
Todos: Vem, Senhor, vem caminhar conosco!
5. Pelos desempregados, rezemos.
Todos: Vem, Senhor, vem caminhar conosco!
Oração: Ó Deus, que não nos abandonais em nenhum momento, ajudai-nos a ouvir e a praticar a vossa palavra como fez Maria, de modo que possamos também nós colaborar com a construção de uma sociedade. Por Cristo, nosso Senhor, Amém. Bênção Dirigente: O Senhor esteja conosco! Todos: Ele está no meio de nós! Dirigente: Que Deus de amor e de bondade nos abençoe. Em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.
Amém.

9ª Dia

Dirigente: Irmãos e irmãs, finalmente chegou o dia esperado! Como comunidade, desejamos celebrar, hoje, o Natal de Jesus. Com Maria e José queremos acolher o Menino Deus em nosso coração para dá-lo ao mundo por meio de nosso testemunho.
(Uma criança pode trazer solenemente a imagem do Menino Jesus e coloca-la na manjedoura., Enquanto isso, o dirigente canta e todos respondem)
Dirigente: Venham, ó nações, ao Senhor cantar.
Todos: Ao Deus do universo venham festejar.
Dirigente: Glória ao Pai, e ao Filho, e ao Espírito Santo
Todos: Glória a Trindade santa, Glória ao Deus Bendito.
Dirigente: Aleluia, irmãs, aleluia, irmãos.
Todos: Saudemos com alegria nossa salvação.
Dirigente: Fez-se carne o Verbo, até nós desceu.
Todos: Vimos sua glória, que seu Pai lhe deu.
Acolhida da Palavra Leitura bíblica ( Lucas 2,1-20)
Reflexão:  A Boa-Nova que o anjo dá aos pastores na noite de Natal, e que causou-lhes grande alegria, ressoa para nós, hoje: Nasceu para vocês um Salvador, que é o Messias, o Senhor. Todos: Nós também nos alegramos com a notícia de que nasceu para nós um Salvador que vem nos ensinar o caminho que leva à vida plena. L2: Infelizmente, o nosso mundo está repleto de más notícias. Pelos meios de comunicação acompanhamos, diariamente, notícias que falam de guerras, assassinatos, seqüestros, tragédias e tantos outros fatos que trazem tristeza e medo. Todos: O nascimento de Jesus é uma boa-notícia que nos dá coragem e esperança de vencermos, pela fé e pelo amor, as experiências tristes da vida. L1: No Menino Jesus, Deus assume o rosto terno de criança, que deseja ser amada e acolhida por cada um de nós. Ao nascer pobre com os pobres, mostra-nos que o mais importante é viver o amor, o perdão, a solidariedade e a partilha. Todos: Jesus vem ensinar-nos a buscar em primeiro lugar os valores do Reino e a justiça. Somente este caminho nos levará à paz. Numa sociedade marcada pela lei de mercado, as pessoas são cada vez mais coisificadas. A celebração do Natal nos ensina que não é este o projeto de Deus. Ao tornar-se humano, Deus valoriza cada pessoa, elevando-se à dignidade divina.
Todos: O Natal é a celebração da fraternidade universal e nos ensina que cada ser humano tem valor e tem o direito de ser feliz.
Dirigente: Irmãos e Irmãs, Jesus nasceu em Belém e, hoje, quer habilitar em nosso coração. Confiantes de que ele está no meio de nós, dirijamos-lhe nossos pedidos:
1. Para que a luz que brilhou em Belém, na noite de Natal, ilumine sempre nossa vida. Rezemos.
Todos: Jesus-Menino, atende nosso pedido!
2. Pelas crianças que sofrem todo tipo de exploração, para que encontrem libertação e vida digna. Rezemos. Todos: Jesus-Menino, atende nosso pedido!
3. Pelas pessoas que sentem solidão, para que encontrem pessoas solidárias que as amem e as acolham. Rezemos. Todos: Jesus-Menino, atende nosso pedido!
4. Pelas famílias desintegradas, para que se deixem guiar pela mensagem de fraternidade do Natal. Rezemos Todos: Jesus-Menino, atende nosso pedido!
5. Para que não nos deixemos dominar pelo consumismo e não percamos o verdadeiro sentido do Natal.
Rezemos Todos: Jesus-Menino, atende nosso pedido!
ABRAÇO DA PAZ
Dirigente: o Menino Jesus é portador de paz. Saudemo-nos uns aos outros, desejando-nos a paz que fortalece nossas relações fraternas. Pai- nosso Oração: Ó Deus de bondade, obrigado pelo grande dom da vida de Jesus, vosso Filho. Fazei que, iluminados pela luz do seu Natal, sejamos fiéis à sua mensagem de amor e salvação, a exemplo de Maria, nossa Mãe. Por Cristo, nosso Senhor. Amém Bênção Dirigente: O Senhor esteja conosco!
Todos: Ele está no meio de nós!
Dirigente: O Deus de infinita bondade, que, pela encarnação do seu Filho, expulsou as trevas do mundo e, com seu glorioso nascimento, transfigurou este dia, expulse do nosso coração as trevas dos vícios e nos transfigure com a luz das virtudes.
Todos: Amém.
Dirigente: Aquele que anunciou aos pastores pelo Anjo a grande alegria do nascimento do Salvador derrame em nosso coração a sua alegria e nos torne mensageiros do Evangelho. Todos: Amém. Dirigente: Aquele que pela encarnação de seu Filho, uniu a terra ao céu, nos conceda sua paz e seu amor, e nos torne participantes da Igreja celeste.
Todos: Amém
Dirigente: Abençoe-nos Deus todo-poderoso, Pai, e Filho, e Espírito Santo.
Todos: Amém,
Dirigente: Vamos em paz e o Menino Jesus nos acompanhe
Todos: Graças a Deus.
FELIZ NATAL, QUERIDA FAMÍLIA!!!